terça-feira, 26 de junho de 2018

A Dança do Ventre e a Gestação


A Beleza da Maternidade

             
             A mulher grávida, mitologicamente é considerada como estando na "fase da lua cheia". Dentre as deusas do panteão grego se assemelha a Deméter, a deusa da semeadura e da fertilidade associada ao aspecto da "Grande Mãe". Dotada de grande beleza, está sempre com o seu ventre cheio e seus seios são fartos e doadores... não há quem não se apaixone por ela!

              Languida, quente e afetiva... assim caminha uma mulher na Lua Cheia!

            É nesse estado que ela pode literalmente saber com mais consciência o que é dançar com o seu ventre, pois suas formas mudam a cada dia. Seu centro de gravidade e seu eixo se modificam abrindo-se à novas percepções. Seu corpo descobre outro peso, outra textura e outra forma de se mover no mundo. 

            Porém, muitas de nós mulheres desconhecemos o caminho da dança interna, principalmente pela vida atual mais sedentária e estressante.
            A prática da Dança do Ventre se apresenta como um maravilhoso instrumento para auxiliar a mulher também nesse período. Reconectando-se com a maternidade autêntica e promovendo muitos benefícios, tanto na concepção, como na gestação, no parto e pós parto. 

            A Dança do Ventre é cíclica e para cada fase da mulher é aplicada de uma determinada maneira. É a atividade física mais indicada para as mulheres que desejam engravidar, para as que já estão gestando e também após o parto. Ou ainda, para mulheres que queiram manter sua saúde feminina e beleza. Já que ativa o sistema glandular, relaxa, tonifica o assoalho pélvico, fortalece a musculatura, alonga, melhora a circulação sanguínea, libera toxinas. Além de melhorar o contato afetivo consigo e com o outro, traz beleza e prazer de viver!

           Para as gestantes a Dança do Ventre deve ser abordada de forma suave, sem tensões e com baixo impacto. É muito importante ter consciência da respiração e saber relaxar. Esse estado de tranquilidade  - que os movimentos da dança juntamente com a música oriental proporcionam - refletem diretamente no bebê, proporcionando à ele desde o ventre da mãe, a desafiante lição de estar no seu centro. 
         Já os exercícios fluidos e circulatórios, além de aliviarem os gases e sensações de desconforto, promovem mais sensação de prazer, massageiam o bebê e melhoram a circulação sanguínea, auxiliando na distribuição de nutrientes para ele.  

           Após o parto, a Dança do Ventre pode auxiliar muito na organização dos órgãos internos. Tonificando e oxigenando novamente a musculatura para que eles retornem ao lugar, além de refazer a percepção e a auto imagem corporal. 

          Por fim, a mulher e o bebê estando saudáveis, podem iniciar a prática da Dnça do Ventre com a orientação do médico à partir do quarto mês. Durante a prática é muito importante manter-se hidratada com água, sucos e frutas, e assim, ambos poderão desfrutar desse belo momento feminino com harmonia e tranquilidade!


            O Nuaar tem aula de Dança do Ventre  para gestantes! Marque uma aula experimental.






Nenhum comentário: