segunda-feira, 2 de julho de 2018

Desperte a Sua Feminilidade



A Dança do Ventre e os Aromas

Claudia Parolin



          Quando falamos de “Oriente” em especial, o Egito, o Oriente Médio, a Índia e por fim toda a Ásia, nos vem à memória, aromas, massagens, dança, música relaxante, especiarias e muito mistério - oriundos desses lugares onde se difundiram as mais diversas técnicas de terapias. Apesar de hoje o Oriente não ser mais o mesmo, suas técnicas terapêuticas são eficazes e muito bem vindas ao mundo moderno.

        Relatos bíblicos descrevem essas artes como a possibilidade do encontro com Deus. Nas artes, há referência às sacerdotisas e aos cuidados que elas tinham consigo, com o templo, além dos seus atributos de feminilidade ligados a cura. 


        O que mais me chama a atenção é "O Ato de Cuidar". Atribuir um cuidado a si mesma, ao meu olhar, é o despertar para a feminilidade. Parece simples esse ato, mas não se restringe a apenas fazer uma alimentação correta e ter bons hábitos. É preciso abrir um espaço real em nossas vidas para conectarmo-nos com o sagrado, purificarmos o corpo, os pensamentos, sentimentos, crenças, nos atualizar no amor em nós mesmas. 

           Devemos buscar algo que nos conecte, algo preciso e forte, algo que realmente gostamos e que nos faça abandonar nossos celulares por um período de tempo... Que faça nossos problemas ficarem pequenos, um lugar onde não nos sentiremos culpadas por nos ausentar por um período do nosso trabalho, ou das nossas famílias. Se esse espaço está nas artes plásticas, na arte da jardinagem, da culinária, da meditação, da oração ou do silêncio, na música... busque esse lugar! Você merece!


Eu compartilho aqui o espaço que achei para mim... a dança!


     Iniciei esse texto falando de aromas, pois para mim os cheiros dançam nas minhas memórias...memórias de quem eu fui, de quem sou e de quem virei a ser. Os aromas expandem minha respiração e quando isso ocorre, me sintonizo com a Dança Cósmica da sístole e diástole. À medida que essa abertura da percepção vai acontecendo, o processo da auto massagem vai alongando não só meu corpo mas desembaraçando meus pensamentos e acalentando minhas emoções, dessa forma vou me sentindo mais a vontade e segura com a minha feminilidade. Essa é apenas uma das infinitas possibilidades de construir esse espaço de cuidado. Descobrir na dança uma gama colorida de experiências a serem vividas e desvendadas!

        Ainda quanto a aromas, nenhuma mulher é mais conhecida por sua inteligência “perfumada” e sedutora do que Cleópatra, e até hoje o Egito é um dos grandes países produtores de óleos essenciais.

Adoro esse trecho de Plutarco, que testemunha a chegada de Cleópatra à Tarso:

     “Os remos dela acariciaram a água com remadas de prata, que mergulharam no tempo, como a música da flauta, acompanhada pela gaita de foles e pelo alaúde... em vez de um grupo de trabalhadores, o barco estava repleto das mais belas mulheres vestidas como Nereidas (ninfas do mar) e Graças (as três deusas pagãs). Algumas no leme, outras no comando das velas, e por toda a volta um indescritível e fino perfume exalado por vários incensos, que flutuava do navio à terra”.


      Esta imagem me encantou... e esse pequeno parágrafo recheado de arquétipos das mais excitantes forças femininas, me traz a consciência do pleno despertar da feminilidade e da possibilidade de vivenciar essas qualidades através da "minha dançarina", ofertar através da minha dança esse encantamento. Bem... mas isso será assunto para uma próxima postagem!


____________



        Seguindo nosso raciocínio, desde tempos remotos, perfumes e ungüentos no Oriente eram preparados por sacerdotes em laboratórios especiais nos templos e, posteriormente, difundido pelos alquimistas por toda a Europa. Seus benefícios são inúmeros. Será impossível abordarmos com mais profundidade a história e os benefícios dos óleos essenciais, portanto, nos deteremos a algumas receitas básicas para alívio dos distúrbios femininos e preparação para a dança para esse primeiro despertar. 



            As receitas abaixo são apenas de cunho literário. Os óleos que cito aqui são retirados de textos bíblicos e alguns não são tão fáceis de serem encontrados. Já as quantidades foram carinhosamente conferidas pela amiga/irmã, Milene Cristine, que é a minha "maga" dos óleos essenciais. E, se você que está lendo quiser realmente uma sinergia para o seu trabalho de auto conhecimento e um tratamento eficaz, vale muito a pena consultar-se com ela! Acesse o link do Aromais.




Cuidados gerais na utilização dos óleos essenciais:


       Os óleos essenciais são excelentes remédios naturais para uma série de tratamentos. Atuam diretamente no sistema límbico despertando memórias, e através da utilização na pele ou via oral penetram no sistema linfático e, consequentemente, na corrente sanguínea.  

         Seus efeitos aromáticos podem melhorar a disposição, relaxar tensões e diminuir o stress, mas são substancias extremamente concentradas e devem ser usadas cuidadosamente:



· Evite usar os óleos essenciais internamente, exceto por indicação de um profissional.



· Use sempre os óleos essenciais diluídos – normalmente de 1 a 3% para a massagem e apenas 5 gotas para banhos e inalações de vapor (dilua sempre em óleo vegetal puro, como por exemplo: óleo de semente de uva, girassol, coco, coco de babaçu etc).

· Evite utilizar os mesmos óleos durante muito tempo, use de uma a duas semanas.

· Evite a utilização de óleos essenciais na gravidez sem conselho profissional. Alguns óleos como os de manjericão, sálvia-esclareia, zimbro, manjerona, são contra indicados nesse período.

· Cuidado com peles sensíveis, caso ocorra alguma irritação cutânea, interrompa imediatamente seu uso. Óleos cítricos tornam a pele sensível ao sol e devem ser usados com precaução.

· Consulte sempre as contra-indicações no uso de óleos essenciais para bebês, crianças, gestantes, idosos e epilépticos.

· Na utilização dos óleos essenciais, deve sempre respeitar a tolerância ao aroma para cada indivíduo, não utilizando caso seja desagradável.

Respiração:
Para prática de exercícios respiratórios e inalação, uma boa dica é utilizar 3 gotas de O. E. de benjoim, 2 gotas de O. E. de manjerona e 2 gotas de O. E. de eucalipto num recipiente com água quente ou no difusor. Esta combinação ajuda a abrir o peito quando retraído.

Calmante Digestivo:
Use uma taça de água quente ou com chá de camomila, adicione 2 gotas de O.E. de Laranja, 3 gotas de O. E. de hortelã-pimenta e 3 gotas de O. E. de camomila. Faça uma compressa por dez minutos, no abdômen.

Acalmar a Tensão Pré-menstrual:
Junte 3 gotas de O. E. de sálvia esclareia e 3 gotas de O. E. de gerânio e 2 gotas de O. E. de manjerona, dilua em uma parte de óleo vegetal e massageia suavemente todo o abdômen e o baixo ventre no sentido horário. Pode também ser colocado no banho de imersão.

Acalmar a Ansiedade:
A massagem deve ser feita preferencialmente no rosto, portanto utilize pouco óleo para que não fique desagradável. Utilize 2 gotas de O. E. de Ylang-Ylang, 4 gotas de O. E. de lavanda e dilua num óleo vegetal suave como a amêndoa doce.

Animar:
Os O. E. cítricos são bem vindos, em especial a bergamota, laranja e o capim limão, coloque 1 gota de cada óleo no difusor e inale, repetindo conforme for necessário.


          Este pequeno texto se encerra aqui, espero que possa ter despertado a sua curiosidade e aguçado os seus sentidos!



Dicas extraídas: 
http://aromais.blogspot.com - Milene Cristine
Massagem Ayurvédica - Atreya - Editora Pensamento.
Cântico dos Cânticos - Rei Salomão






Nenhum comentário: